FLAMENCO INICIADOS - SÁBADOS

Flamenco%20Sonia_edited.jpg

Videos da Escola Flamenca

FLAMENCO PARA PRINCIPIANTES: É nossa filosofia colocar o flamenco ao alcance de todos, por este motivo o primeiro ano é o mais especial. A introdução é desenvolvida de forma lenta e progressiva para que o aluno assimile as bases de uma forma sólida e divertida.

Sábados Nirvana Studios Nº 16:  11:30 - 12:30  / Prof. Sónia Oliveira

Destinatários: Principiantes do zero.

Conteúdos: Postura e colocação dos braços, perceção do controlo durante o movimento, exercícios progressivos introdutórios do movimento das mãos (punhos, dedos, e a sua integração nos movimentos com os braços). Sensibilização para o ritmo de 4 tempos, compreensão do compasso e técnica de palmas.

Técnica de sapateado, exploração dos primeiros elementos básicos com precisão para posterior desenvolvimento de velocidade. Prática de células rítmicas características desse compasso. Incorporação de elementos coreográficos e passos típicos.

As classes desenvolvem-se través de exercícios dinâmicos de grupo, tornando a experiência mais divertida e interativa, sempre sob o olhar atento da professora, que vai corrigindo individualmente, trazendo ao de cima o melhor de cada aluno.

Coreografía:  Rumba Flamenca (4 Tempos). Este estilo, devido à sua alegria e ritmo binário, é um dos mais acessíveis para iniciar o estudo do baile flamenco. O seu carácter festivo e divertido faz com que seja uma presença constante, juntamente com as sevilhanas, em todas as "Ferias", festas e ambientes de celebração.

Insere-se na categoria dos "cantes de ida y vuelta", fortemente influenciados pela musicalidade cubana. Nasce da alquimia entre o universo da "guaracha" e das "rumbitas campesinas" de Cuba, entrelaçadas com a expressão Flamenca, resultando num cante vibrante e marcado, ideal para festividades.

Ao longo do curso a EF. promove vários encontros temáticos com os alunos de todas as classes realizando uma amostra performativa. Nestas oportunidades os iniciados irão aprender também a maquilhagem, o penteado e a colocação dos adereços tradicionais do trajado flamenco.