FLAMENCO INICIADOS 2 (2024/25)

aula de flamenco

Videos da Escola Flamenca

FLAMENCO PARA PRINCIPIANTES: É nossa filosofia colocar o flamenco ao alcance de todos, por este motivo o primeiro ano é o mais especial. A introdução é desenvolvida de forma lenta e progressiva para que o aluno assimile as bases de uma forma sólida e divertida.

Destinatários: Principiantes com 1 ano de prática.

Conteúdos: Postura e colocação dos braços, percepção do controlo durante o movimento, exercícios progressivos introdutórios do movimento das máos (punhos, dedos, e a sua integração nos movimentos com os braços). Aprendizagem da atitude em palco: entrar e sair, caminhar, sentar-se "à flamenca" e jalear.   Sensibilização do ritmo de 4 tempos, o compassso e técnica de palmas.
Técnica de pés, abordagem aos primeiros elementos básicos, com técnica e precisão para adquirir mais tarde velocidade. prática de células rítmicas típicas destes compasso. Elementos coreográficos, passos típicos de marcação de Tangos, chamadas e remates.

As classes desenvolvem-se través de exercícios dinâmicos de grupo, tornando a experiência mais divertida e interativa, sempre sob o olhar atento da professora, que vai corrigindo individualmente, trazendo ao de cima o melhor de cada aluno.

Coreografía:  Tangos flamencos (4 Tempos). Este é o estilo flamenco de preferência para iniciar-se no imensa riqueza rítmica que caracteriza o Flamenco, e por ser de base binária é o mais orgânico e adequado para a iniciação.

Enquadra-se nos chamados "cantes de ida y vuelta", de influência cubana. É uma alquimia entre o universo harmônico e melódico das "jaleos andaluzes" e das Soleares e seguiriyas" adaptados no compasso do "Tango americano", resultando num ritmo muito vivo e acentuado próprios para a festa flamenca.

Ao longo do curso a EFO promove vários encontros temáticos com os alunos de todas as classes realizando uma amostra performativa. Nestas oportunidades os iniciados irão aprender também a maquilhagem, o penteado e a colocação dos adereços tradicionais do trajado flamenco.

Segundas 19:30h  / Prof. Sónia Peres

As classes têm 4 aulas/horas mensais, à excepção do mês de Dezembro que tem 3, a aula em falta, será compensada em outro mês, conforme indicado no mapa de aulas disponível no site.