
Dançar Flamenco com música ao vivo
Quintas 20h às 21h
Prof.ª Cheila Silva & Guitarra Paulo Croft
Destinatários: Praticantes com um mínimo de 2 anos de Flamenco.
Conteúdos: O curso tem como objetivo munir os alunos das ferramentas necessárias para saberem dançar com música ao vivo em contexto de Juerga o Fin de Fiesta.
Ao longo do ano letivo serão desenvolvidas técnicas para desenvolver a autonomia do aluno como intérprete/criador, libertando-se da dependência de uma coreografia, para ser capaz de improvisar uma pataíta por Tangos.
As aulas têm uma vertente prática e teórica, promovendo o estudo dos códigos do baile, das palmas, do compasso, e a análise das estruturas com os seus padrões típicos da guitarra e do cante.
Os conceitos serão desenvolvidos de forma transversal aos diferentes níveis de cada aluno, de maneira que poderá colocar em prática as ferramentas concretas que assimilou, visando uma melhor compreensão do quadro Flamenco no âmbito de "Fin de Fiesta".
Sempre em contacto direto com música ao vivo em todas as aulas, o curso é focado em fazer despertar a consciência através de aulas práticas e divertidas, abordando elementos fundadores do Flamenco tradicional através de processos criativos.
Ao fim do curso todos os alunos serão capazes, independentemente do seu nível ou experiência anterior, de dançar "pataitas" com plena confiança.
Bailarina/Bailaora profissional formada pelo "Conservatório Profesional de Danza de Sevilla - Antonio Ruiz Soler" na especialidade de Flamenco.
Acumulou uma vasta experiência como bailarina, participando em diversos espetáculos e atuando em Tablaos em Espanha, Portugal, Suíça, Itália, China, entre outros países.
Iniciou a sua formação artística em Portugal aos 9 anos, dedicando-se ao teatro. Aos 10 anos, descobriu o Flamenco, uma arte que a cativou profundamente e abriu as portas para uma jornada de autodescoberta e enriquecimento artístico. Em Sevilha, aprimorou a sua técnica no renomado conservatório local, complementando a formação com estudos em dança espanhola, contemporânea e clássica.
Duplamente vencedora no concurso coreográfico del CPD António Ruiz Soler.
Entre Sevilha e Portugal, frequentou cursos com grandes mestres do Flamenco, como Leonor Leal, Milagros Mengíbar e outros ícones desta arte. O seu percurso como professora começou em sua terra natal e, mais tarde, na Academia “Maestdanza” em Sevilha. Foi convidada a ministrar workshops em diversos países, destacando-se a sua atuação na Escola Rosa de Fuego, na Suíça, onde trabalhou com grandes músicos de Jerez de la Frontera.
Actualmente, divide a sua vida entre tournées e a sua participação em companhias de dança, além de se dedicar ao ensino, formando novos aficionados e futuros profissionais do flamenco.
Com movimentos fluidos e pés marcantes, destaca-se por transmitir sua verdade e emoção através da dança.