AULA DE TABLAO FLAMENCO INICIANTES 2024/25

aula de flamenco

Aula de Tablao Flamenco

Quartas: 20:30 - 22h  (1h30) /  Prof. Ulisses Ruedas.

NIRVANA STUDIOS, Nº 16

Destinatários: Praticantes com um mínimo de 1 ano de Flamenco.

Conteúdos: O curso tem como objetivo munir os alunos das ferramentas necessárias para saberem dançar com música ao vivo.

Em cada trimestre serão desenvolvidas técnicas para desenvolver a autonomia do aluno como intérprete/criador, libertando-se da dependência de uma coreografia, para ser capaz de improvisar uma pataíta.

As aulas têm uma vertente prática e teórica, promovendo o estudo das palmas, do compasso, e a análise das estruturas dos “palos” com os seus padrões típicos da guitarra e do cante.

Os conceitos serão desenvolvidos de forma transversal aos diferentes níveis de cada aluno, de maneira que poderá colocar em prática as ferramentas concretas que assimilou, visando uma melhor compreensão do quadro Flamenco no âmbito do Tablao.

Sempre em contacto direto com música ao vivo em todas as aulas, o curso é focado em fazer despertar a consciência através de aulas práticas e divertidas, abordando elementos fundadores do Flamenco tradicional através de processos criativos.

Ao fim de cada ciclo todos os alunos serão capazes, independentemente do seu nível ou experiência anterior, de dançar "pataitas" com plena confiança.

1º Trimestre: Tangos
2º Trimestre: Alegrías
3º Trimestre: Bulerías

Tens liberdade de escolha!!    Podes realizar 1 trimestre, 1 mês, ou 1 Aula

Ulisses

Prof. Ulisses Ruedas: Trabalhou no Brasil, Japão e Espanha como bailaor, professor e coreógrafo.

Começou a estudar baile flamenco aos 12 anos de idade no "Estúdio Flamenco Yara Castro" com o maestro cubano "Miguel Alonso", mais tarde teve aulas com sua mãe Monita Ruedas, dona do Estúdio "Rueda Flamenca" em São Paulo. Brasil.

Atuou em diversos projetos artísticos por todo o Brasil como bailarino convidado e coreografo, foi também co-criador de diversas propostas artísticas ao longo da sua trajectória no Brasil.

Trabalhou dois anos no Japão como professor e coreógrafo no centro cultural "Tiempo Iberoamericano", criando dezenas de coreografia e desenvolvendo metodologias alternativas com grupos de estudo de "cante e compás"

Em Madrid, recebeu e impartiu aulas na escola "Amor de Dios", ministrou aulas em diferentes escolas de dança, e apresentou-se em "tablaos" e eventos.

Integrou por três temporadas a CIA de Clássico Espanhol e Flamenco "Luces de Bohemia" em Mallorca, ainda nesse período, viajou para Arábia Saudita para integrar o grupo de bailarinos no evento "Riyadh Season Celebration".

Participou da montagem coreográfica do bailaor Valenciano Carlos Ruiz da ópera Carmen, realizada na cidade de Poetiers no teatro Gallo Roman-Sanxay.

Em Portugal desde 2021, participa do grupo Serva la Bari, realizando espetáculos por todo o país, integra o grupo "Pulsar Companhia do Corpo" , realiza shows de tablao com sua familia e é professor da Escola Flamenca de Oeiras.